O que é: Desenvolvimento motor global infantil

O desenvolvimento motor global infantil é um processo complexo e contínuo que envolve a aquisição e aprimoramento de habilidades motoras desde o nascimento até a idade adulta. É um aspecto fundamental do desenvolvimento infantil, pois está diretamente relacionado ao crescimento físico, cognitivo e emocional da criança. Neste artigo, iremos explorar em detalhes o que é o desenvolvimento motor global infantil, suas fases e como estimulá-lo adequadamente.

O que é o desenvolvimento motor global infantil?

O desenvolvimento motor global infantil refere-se ao processo pelo qual as crianças adquirem e aprimoram habilidades motoras, como sentar, engatinhar, andar, correr, pular, entre outras. Essas habilidades são essenciais para que a criança possa explorar o ambiente, interagir com outras pessoas e realizar atividades diárias.

É importante ressaltar que o desenvolvimento motor global não se limita apenas ao controle dos movimentos do corpo, mas também envolve a coordenação entre os diferentes sistemas do organismo, como o sistema nervoso, muscular e esquelético. Além disso, o desenvolvimento motor global está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Fases do desenvolvimento motor global infantil

O desenvolvimento motor global infantil ocorre em diferentes fases, que são caracterizadas pelo surgimento de novas habilidades motoras. Essas fases são universais, ou seja, ocorrem em todas as crianças, embora possam variar em termos de idade de acordo com cada indivíduo.

A primeira fase do desenvolvimento motor global é a fase reflexiva, que ocorre nos primeiros meses de vida. Nessa fase, a criança apresenta reflexos primitivos, como o reflexo de sucção, o reflexo de preensão e o reflexo de Moro. Esses reflexos são importantes para a sobrevivência do recém-nascido, mas vão desaparecendo à medida que a criança cresce.

A segunda fase é a fase pré-controle, que ocorre por volta dos 2 aos 4 meses de idade. Nessa fase, a criança começa a desenvolver controle sobre os movimentos do corpo, adquirindo habilidades como levantar a cabeça, rolar de um lado para o outro e segurar objetos com as mãos.

A terceira fase é a fase de controle postural, que ocorre por volta dos 6 aos 9 meses de idade. Nessa fase, a criança adquire habilidades como sentar sem apoio, engatinhar e ficar em pé com o auxílio de móveis. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento da coordenação motora e para a exploração do ambiente.

A quarta fase é a fase de locomoção, que ocorre por volta dos 9 aos 12 meses de idade. Nessa fase, a criança começa a dar os primeiros passos e a explorar o ambiente de forma independente. É nessa fase que ocorre a transição do engatinhar para o andar, e a criança passa a adquirir maior independência e autonomia.

A quinta e última fase é a fase de habilidades motoras avançadas, que ocorre a partir dos 12 meses de idade. Nessa fase, a criança adquire habilidades como correr, pular, subir escadas, entre outras. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento da coordenação motora fina e para a participação em atividades esportivas e recreativas.

Como estimular o desenvolvimento motor global infantil?

Para estimular adequadamente o desenvolvimento motor global infantil, é importante oferecer à criança um ambiente seguro e estimulante, que proporcione oportunidades para a prática de diferentes habilidades motoras. Além disso, é fundamental oferecer estímulos adequados em cada fase do desenvolvimento.

Na fase reflexiva, por exemplo, é importante oferecer estímulos táteis e visuais para que a criança possa explorar o ambiente e desenvolver suas habilidades sensoriais. Já na fase pré-controle, é importante oferecer brinquedos e objetos que estimulem o controle dos movimentos do corpo, como chocalhos e móbiles.

Na fase de controle postural, é importante oferecer oportunidades para que a criança possa praticar habilidades como sentar, engatinhar e ficar em pé. É importante também oferecer brinquedos e objetos que estimulem o equilíbrio e a coordenação motora.

Na fase de locomoção, é importante oferecer um ambiente seguro para que a criança possa praticar habilidades como andar, correr e subir escadas. É importante também oferecer brinquedos e objetos que estimulem o equilíbrio e a coordenação motora.

Na fase de habilidades motoras avançadas, é importante oferecer oportunidades para que a criança possa praticar habilidades como pular, chutar uma bola e subir em brinquedos. É importante também oferecer brinquedos e objetos que estimulem a coordenação motora fina, como lápis de cor e quebra-cabeças.

Em todas as fases do desenvolvimento motor global infantil, é fundamental oferecer estímulos adequados e incentivar a prática regular de atividades físicas. A prática de atividades físicas não apenas estimula o desenvolvimento motor, mas também contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.

Em resumo, o desenvolvimento motor global infantil é um processo complexo e contínuo que envolve a aquisição e aprimoramento de habilidades motoras desde o nascimento até a idade adulta. É fundamental oferecer à criança um ambiente seguro e estimulante, que proporcione oportunidades para a prática de diferentes habilidades motoras. Além disso, é importante oferecer estímulos adequados em cada fase do desenvolvimento. A Dra. Mariana Machado, fisioterapeuta do Estúdio de Pilates Bem Vivere em Juiz de Fora, é especialista no desenvolvimento motor global infantil e pode oferecer orientações e tratamentos personalizados para estimular o desenvolvimento motor das crianças.

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